Utilizar recursos e automações como o Programe e Poupe são excelentes para aumentar a recorrência nas vendas, previsibilidade e, principalmente, organização e economia nos processos logísticos.
Atrair novos clientes para o seu e-commerce é fundamental para o crescimento do seu negócio, mas, tão importante quanto atrair mais clientes, é conseguir manter os clientes atuais como clientes recorrentes - já que isso aumenta as suas vendas e diminui o seu custo de aquisição.
Hoje o consumidor procura as maiores facilidades, comprar com conveniência e, quando você oferece isso a ele, há maior probabilidade dele se tornar um cliente recorrente.
Essas ações também proporcionam que você economize no frete, ao organizar grandes remessas, planejando sua operação logística e evitando sobrecargas, conseguindo melhores descontos e acordos com parceiros, prazos, etc, garantindo maiores margens de lucro.
Mas, para que a implementação desse tipo de recurso seja um benefício e não uma dor de cabeça para a sua equipe, é preciso apostar em ferramentas que automatizem e tornem o dia a dia mais eficiente.
Mensageria
Um dos principais recursos que precisam ser implementados ao escolher utilizar um sistema de programe e poupe e uma mensageria eficiente.
Manter o contato constante com seu cliente, enviando lembretes de quando será feita a renovação da assinatura, quando está prevista a próxima cobrança, a próxima entrega, quais produtos e quantidades serão enviadas, entre outros, são de extrema importância para cultivar o bom relacionamento e incrementar a segurança e confiança do seu cliente no seu negócio.
Tracking
Outra ferramenta indispensável é o tracking: assim que o seu cliente for notificado que a nota fiscal foi emitida, ele recebe pela mensageria (recomendamos integrar essas ferramentas para melhor otimização) o link para acompanhamento da entrega.
É através do tracking que você pode acompanhar todas as etapas de movimentação da encomenda, da coleta até a entrega, e escolher quais movimentações quer que o cliente seja notificado.
Dessa forma pode prever, identificar e resolver problemas rapidamente. Precisamos ser realistas: em algum momento, pode ocorrer algum atraso ou outro problema, estamos lidando com variáveis, como o trânsito.
Por isso, quanto melhor conseguirmos administrar e resolver esses acasos, melhor conseguiremos manter o relacionamento e fidelização de clientes.
Agendamento de Coleta
Sempre que você usa o planejamento a seu favor, você consegue economizar tempo e recursos. Por isso, ao criar um programa como os “Programe e poupe”, utilizar uma ferramenta que permita que você programe e agende as coletas conforme as datas de assinatura de cada cliente de forma automatizada, combinando os menores custos e as melhores rotas pode representar um grande diferencial na sua operação, no seu lucro e te destacar em relação aos seus concorrentes.
No Simfrete, por exemplo, além de você poder agendar as coletas, também pode programar as recorrências, designar docas, e controlar toda a operação de pátio.
Cotação de Frete
Como falamos na seção anterior, é preciso alinhar a organização com as melhores cotações de frete - incluindo as melhores rotas, os melhores fornecedores, os melhores custos e, inclusive, abrir espaço para os melhores acordos.
Assim, ter uma cotação de frete ágil, integrada com seu site, oferecendo múltiplas opções em uma resposta rápida para o seu cliente é fundamental para incentivar que ele opte pelo programa.
É claro que existem outros fatores que ainda podem contribuir para a redução de custos no processo logístico como um todo, assim como outras ações que você pode tomar para aumentar a satisfação do cliente e retê-los por mais tempo no seu negócio.
Mas queremos saber, você já faz uso desse tipo de recurso de entrega programável?
E se quiser saber como o Simfrete pode te ajudar nessa e outras funcionalidades, basta entrar em contato com nosso time comercial.