Para garantir segurança, qualidade e as conformidades com a legislação (e consequentemente não gastar com multas e encargos), é fundamental que a empresa tenha atenção aos documentos essenciais durante o processo logístico.
Por isso preparamos esse post. Já anota todos aí e prepara o seu checklist para as próximas embarcações, para ficar longe de qualquer problema!
1.Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
A Nota Fiscal é um documento essencial e obrigatório, seja para comércio ou prestação de serviços. Ela é o registro oficial das operações que aconteceram entre pessoas jurídicas e/ou pessoas físicas.
E, por ser o documento oficial, é por ela que os órgãos competentes fazem os cálculos de impostos e demais obrigações acessórias devidas.
2. Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)
A DANFE, por sua vez, é uma maneira de representar a NF-e em seu formato físico. Ela tem por objetivo simplificar a leitura da NF-e, sendo um resumo da NF-e, além de não ter a necessidade de um programa específico para leitura.
Por isso também a DANFE deve acompanhar sempre a mercadoria, e ser apresentada quando solicitado.
3. Conhecimento de Transporte (CT-e)
O conhecimento de Transporte funciona como a NF-e, porém é específico para o transporte de cargas.
Ele é válido em qualquer modal de transporte, e deve ser apresentado caso o veículo seja parado pela fiscalização.
4. Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE)
Assim como a DANFE, o DACTE é a representação física do CT-e. É um documento impresso que acompanha a carga em trânsito.
Embora seja muito utilizado, vale lembrar que ele não substitui o conhecimento de transporte eletrônico (CT-e).
5. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Este é um documento obrigatório para todos os proprietários de automóveis, e é por isso que você precisa verificar se o motorista e o veículo estão em conformidade durante a coleta.
Ter um sistema que auxilia esse processo de coletas e possibilita a conferência de motoristas e veículos facilita o seu controle logístico e garante mais segurança para a sua operação.
(Conheça o módulo de agendamento de coletas e docas: https://www.simkorp.com.br/solucoes/agendamento-de-coleta-e-docas)
6. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
Se a sua empresa faz distribuição e entrega de mercadorias interestaduais, é possível que você já conheça esse documento. Ele deve ser gerado depois do CT-e, e é de caráter obrigatório, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, no caso de viagens entre estados.
Sua principal função é conferir agilidade no registro de lotes de documentos fiscais relativos à carta, vinculando todos os documentos fiscais à unidade de carga.
7. Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE)
O DAMDFE é a versão impressa do MDF-e, auxiliando nos momentos de fiscalização. Deve acompanhar os itens durante o transporte, sendo obrigatório o porte pelo motorista.
Tendo todos os documentos em mãos, você garante que a viagem será tranquila e não terá sanções ou apreensões dos produtos, evitando prejuízos ao seu negócio. Vale também sempre registrar todos os documentos de veículos e motoristas de parceiros, para garantir as conformidades e solucionar rapidamente qualquer problema que venha a surgir.
Quer saber mais sobre sistemas automatizados que organizam todos os documentos e os deixam sempre à mão? Conheça o sistema Simfrete e entre em contato com nosso departamento comercial.