Manter uma comunicação frequente com o cliente é um daqueles pontos básicos, porém que ainda geram um grande diferencial para o seu negócio.
Comprar pela internet abriu um leque de possibilidades e se tornou um grande aliado do consumidor devido à conveniência, porém também é cercado de inseguranças por parte do cliente, que "não tem garantias" a respeito do produto e sabe que pode acabar com uma grande dor de cabeça.
É aí que as empresas sérias e que buscam se destacar no mercado tem a sua oportunidade de criar um relacionamento duradouro e cativar fãs - e um dos fatores determinantes para isso é uma comunicação aberta.
Conheça algumas ferramentas que você pode utilizar para passar mais segurança para seu cliente:
Central de atendimento
Ter uma central de atendimento e uma equipe treinada para dar suporte ao cliente faz toda a diferença, pois dá a segurança de que o cliente tem a quem recorrer caso precise.
Tracking
Nada melhor do que poder "estar de olho naquilo que lhe pertence", não é mesmo? Uma ferramenta de tracking, além de permitir ao gestor da operação controlar melhor o andamento de todo o processo, também permite maior automatização entre os módulos, por exemplo, se há integração do módulo de mensageria e tracking (como no caso do Simfrete), gerando um fluxo de informações muito mais fluído e rápido. Em muitos casos, é possível que o cliente final possa acompanhar o trecho final da entrega, o que facilita bastante o momento de aguardo do entregador.
Torre de Controle
Embora a Torre de Controle não esteja diretamente ligada ao consumidor final, ela permite que os gestores possam acompanhar toda a operação, analisando indicadores internos, a fim de prever e solucionar erros antes que os mesmos ocorram ou da maneira mais rápida possível, selecionando os melhores parceiros e tomando decisões mais assertivas. Dessa forma, a operação se torna mais alinhada e fluí com mais previsibilidade, tornando prazos e margem de lucro fatores mais controláveis.
Mensageria
Um sistema de mensageria que envie mensagens periódicas com as atualizações de status do pedido também é uma boa maneira de tranquilizar o cliente e ajudá-lo a se sentir mais seguro, por dentro de toda a operação, já que ele passa a ser parte do processo.
Hoje existem diversos tipos de sistema de mensageria, cada qual com suas próprias particularidades, integrações possíveis, canais atendidos e outros.
Por isso, é fundamental que, ao escolher um sistema de mensageria, você fique atento se ele realmente atenderá tudo que o seu negócio precisa.
Alguns ainda, como é o caso do Módulo de Mensageria do Simfrete, se integram a todo o sistema, processando as informações em tempo real, além de ser totalmente personalizável, o que auxilia nossos clientes a reforçarem sua presença de marca e seu relacionamento com seus clientes.
Quer saber mais sobre o módulo de mensageria e outras funcionalidades do Simfrete? Converse com nosso departamento comercial.