A pandemia com certeza foi uma grande aceleradora de um processo que já vinha acontecendo e que ganhou força especialmente com a consolidação da Amazon, B2W, Magazine Luiza e outas gigantes no mercado: as compras pela internet.
Segundo levantamento realizado pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do setor, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões e um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.
Mas, assim como ficou mais fácil comprar online nos últimos anos, também ficou mais necessário aprimorar os canais de comunicação com o cliente.
Os feedbacks e avaliações de clientes que já compraram com você sobre a experiência de compra que tiveram tem um alto impacto na decisão de compra dos seus futuros clientes - e, para isso, você pode contar com parceiros que te ajudem a elevar o nível de satisfação do seu cliente.
Com essa crescente demanda, se vê ainda mais necessária a parte de controle logístico - e a comunicação dessas etapas ao consumidor final. As empresas que utilizam o sistema Simfrete, por exemplo, têm uma série de ferramentas que fazem esse processo ser muito mais prático e assertivo, e que está em constante atualização para oferecer módulos e recursos para atender a evolução do mercado e do seu negócio.
Um desses novos módulos, que pode ser facilmente aplicado ao sistema já em operação, é o de Mensageria.
O que faz o módulo de Mensageria?
Mensageria é o nome dado a sistemas de comunicação que possibilitam o envio de mensagens em tempo real, informando o status do pedido ao cliente final. Esse tipo de tecnologia se tornou fundamental para a boa experiência do comprador, inclusive para garantir a fidelização.
Quais as vantagens de usar o módulo de Mensageria do Simfrete?
Além da rápida comunicação com o cliente, nosso módulo de mensageria ainda oferece:
- Customização da identidade visual do módulo, alinhando-se ao branding da sua empresa e reforçando o relacionamento do cliente com a sua marca
- Personalização das mensagens enviadas - assim você decide as frases que serão enviadas a cada etapa
- Recurso de alta performance, otimizado para atender grande volume de consultas simultâneas com múltiplos níveis de redundâncias para evitar falhas
- Integração com o módulo de e-commerces
- Integração com o módulo de Tracking
- Envio de link com o localizador para o cliente final acompanhar o status do pedido em smartphones, tablets ou no computador - resultando mais praticidade e agilidade
Essa proximidade no relacionamento com o cliente é o que gera confiança do cliente no seu e-commerce em relação há tantos outros que tem pela internet. Aliás, esse tipo de marketing (o conhecido "marketing de indicação" ou "boca-a-boca", que também é o motivo do "marketing de influência" funcionar tão bem) é um dos que mais funciona ainda hoje. Veja só:
Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Nielsen:
- 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer outra forma de propaganda;
- 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais (e aliás, segundo dados do Hubspot, 74% dos brasileiros fazem compras pelas redes sociais);
- 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar.
E a lista segue... Como conseguir um lugar nessas indicações? Entre outras estratégias, é preciso especialmente destacar sua marca no relacionamento com o cliente, desde a captura da atenção dessa pessoa, até em fazê-la se sentir feliz e realizada com sua compra chegando dentro do prazo, com um frete baixo, e sempre bem-informada do status.
Já é cliente Simkorp e gostaria de facilitar ainda mais a sua comunicação com seu cliente?
Entre em contato com nosso departamento comercial e saiba como fazer a assinatura e integração do módulo de mensageria.
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