A logística de um e-commerce é um dos pontos-chave no sucesso e fidelização do cliente, e vai muito além de apenas entregar a mercadoria para o cliente.
É preciso um planejamento de estoque, estratégias de armazenamento, cotações de frete eficientes e econômicas, e um planejamento para o caso de logística reversa - ou seja, processos bem estruturados para o caso de trocas e devoluções.
Hoje, cerca de 74% dos brasileiros preferem comprar online, de acordo com um levantamento feito pela NZN Intelligence.
Isso significa uma parcela de mercado enorme para as lojas virtuais. Porém, também significa maior concorrência e necessidade de se destacar dos concorrentes.
É aí que uma logística bem estruturada e gestão de e-commerce eficiente se tornam grandes aliados na preferência dos clientes.
Mas por que você deve se preocupar tanto assim com a satisfação dos clientes?
Pode parecer, num primeiro momento, que receber boas avaliações não passe de um “plus”, algo legal, mas “irrelevante”.
Mas aí é que está o engano.
Com o crescimento acelerado do mercado de e-commerces no Brasil, apesar de existir a preferência pela compra online, também existe um grande receio do consumidor com lojas e produtos irregulares e o receio de cair em “golpes” virtuais.
Assim, avaliações 5 estrelas de outros clientes sobre a loja, sobre os produtos e a logística da sua loja são fatores de extrema importância para “validar” a sua legitimidade perante os consumidores.
Mas o que é necessário para uma logística de e-commerce eficiente?
Alguns processos logísticos se aplicam tanto negócios de pequeno quanto de médio e grande porte, por isso, iniciar a operação já com processos bem definidos e estruturados garante um crescimento saudável e muito a frente dos concorrentes - afinal, quanto maior o fluxo de vendas, mais complexa se torna a logística, e mais importante se torna ter um sistema confiável para auxiliar em toda a operação.
Por isso, preparamos um passo a passo para você começar a estruturar a sua logística e aumentar suas vendas:
1. Controle do estoque de produtos
Estabelecer e monitorar indicadores internos é um passo fundamental na hora de fazer o controle de estoque. Isso porque esses indicadores podem auxiliar na criação de um planejamento eficiente de compra de estoque, de acordo com o fluxo de vendas, garantido que não fique sem os produtos mais vendidos - o que poderia levar seus clientes direto para os concorrentes - nem com excesso dos produtos de menos escoamento - o que poderia representar um prejuízo!
2. Empacotar e etiquetar os pedidos
A experiência de unboxing é como você será lembrado pelo seu cliente, por isso, a etapa de empacotar é de extrema importância - quer você adicione algum recadinho ou não, afinal, o capricho com a embalagem também diz muito.
Garantir que a embalagem seja do tamanho correto, que o produto estará bem protegido no interior e que tudo estará bem dimensionado para que chegue intacto nas mãos do cliente são detalhes fundamentais.
Tenha um momento específico do dia para separar os produtos para entrega, embalar, etiquetar (pois assim você também tem maior controle do processo caso use um sistema de tracking) e incluir a nota fiscal da forma correta nos pedidos.
Contar com um software de automação, como o Simfrete, auxilia não só a garantir as melhores cotações e prazos, mas também agiliza os processos de embalagem, tracking e muitos outros, dando mais eficiência e segurança nas entregas.
3. Tipos de entrega
É fundamental avaliar qual a melhor opção de entrega, tanto para o consumidor, quanto para o seu negócio. Exatamente por isso contar com diferentes cotações e até mesmo tabelas negociadas e contratos pode ser extremamente vantajoso.
Vale lembrar que, seja qual for o método escolhido, é preciso prezar pela segurança, pois, ainda que você venda produtos de baixo valor, ainda assim alguém fez o investimento e está esperando ansioso por receber.
4. Acompanhamento
Manter seu cliente informado, ter canais de comunicação, enviar o código de rastreio, etc, são partes importantes do acompanhamento.
Isso para garantir que a transportadora ou parceiro cumpra com os prazos, e que o produto chegue de acordo com o que foi combinado.
5. Pós-vendas
Se tudo aconteceu da forma correta e no prazo esperado, é o momento perfeito para pedir uma avaliação do produto na página.
Trabalhar para otimizar os custos operacionais, reduzir desperdícios, melhorar a produtividade, repassar preços competitivos para os clientes, construir uma base de clientes satisfeitos e fiéis à sua marca e se fortalecer perante a concorrência são algumas das consequências de ter uma operação bem alinhada.
O Simfrete te ajuda com tudo isso, e ainda te auxilia a monitorar os indicadores, se integra com os diversos hubs de e-commerce entre diversas outras facilidades para o seu dia a dia.
Quer saber mais? Entre em contato com nosso departamento comercial e solicite uma demonstração.