Pode não parecer, mas o processo logístico trata de diversos dados sensíveis diariamente.
Primeiro, você sabe o que são dados sensíveis?
São considerados dados sensíveis apenas os dados referentes às informações de pessoas física, ou seja, dados como nome e sobrenome, e-mail, cpf, telefone, entre outros.
Já os dados de uma pessoa jurídica, não são considerados sensíveis.
E o que nós temos a ver com isso?
Bom, vamos lá:
Muitos desses dados fazem parte do processo de compra e também da emissão de documentos de transporte, como notas fiscais, por exemplo.
E esses dados passam por bancos de dados e diversos sistemas até o fim do processo. Sendo o nosso sistema um sistema que roda em nuvem (ou seja, não precisa ser instalado, pode ser acessado via web), é necessário que algumas medidas de segurança estejam em vigor, a fim de que os dados estejam protegidos.
Além disso, na Simfrete Tecnologia, nos preocupamos com a conformidade com a legislação, e por isso já nos adequamos à LGPD.
Assim, nenhum dado que não precise, é armazenado em nossos servidores; bem como, damos o tratamento de certos dados que passam por nós de acordo com a orientação de cada cliente.
Dessa maneira conseguimos garantir o compliance e maior segurança na parte operacional e humana.
Quanto à segurança tecnológica, contamos com múltiplas camadas de segurança de hardware e software, a fim de que todas as informações dos nossos clientes estejam seguras em múltiplas instâncias e com recursos de segurança em redundância, monitoradas 24h por softwares de ponta.
Ao sinal de qualquer atividade suspeita, análises e medidas preventivas já começam a ser tomadas.
O Brasil é o 6º país com mais vazamento de dados no mundo. A recuperação após um vazamento pode chegar a custar R$26,3 milhões.
Os custos são elevados, mas ações preventivas que podem ser implementadas e reforçadas que minimizam esses riscos:
- Ter processos bem definidos e otimizados;
- Contar com um sistema seguro e confiável (o que evita trocas de abas e minimiza o risco de cliques em links de phishing, já que o sistema centraliza toda a operação);
- Ter um compliance bem definido;
- Investir em treinamento e conscientização da equipe;
- Implementar a LGPD e orientar aos parceiros que tem acesso aos dados como devem proceder;
- Atualizar os sistemas de segurança constantemente.
Não deixe para se preocupar com a segurança dos seus processos apenas quando ocorrer um vazamento de dados. Essas informações vão circular desde o servidor até o entregador. Você vai arriscar que se percam no meio do caminho?
Por isso mesmo contar com os parceiros certos é tão fundamental.
Quer saber mais sobre todas as funcionalidades e medidas de segurança que o Simfrete oferece para a sua operação? Entre em contato com nosso departamento comercial.