A Black Friday costuma ocorrer na última sexta-feira de novembro. No entanto, os preparativos para esse evento costumam começar meses antes para que as empresas de varejo e distribuição tenham o tempo necessário para planejar todas as etapas e funcionalidades, garantindo aos consumidores finais o melhor atendimento - e de quebra fidelizando-os. Afinal, uma boa experiência de compra durante um momento de alta demanda pode fazer com que os clientes retornem ao longo do ano.
O Simfrete - e este blogpost - visa auxiliar o seu negócio a se preparar para isso. Por isso, confira abaixo alguns pontos importantes para que os lucros das vendas da Black Friday sejam ainda melhores.
Por que a Gestão de Fretes importa para o sucesso da Black Friday?
Uma boa gestão de fretes garante que você está optando pelo melhor custo-benefício para entregar o produto, de acordo com as características específicas dele. Ou seja, é possível verificar se as transportadoras cadastradas estão realmente cobrando os valores conforme as tabelas e preços combinados, de acordo com as dimensões, peso, modalidade e outros.
É através dessa gestão também que você tem controle e melhor especificação dos gastos com o frete inbound (associado aos custos de matéria-prima e devolução de mercadorias - em alguns casos -, e pagos na compra), dos gastos com o frete outbound (custos de entrega dos produtos para o consumidor final, pagos na venda) e os associados às transferências entre filiais e depósitos da mesma empresa.
Com o Simfrete, por exemplo, além de poder verificar todas essas informações, você também pode simular prazos de entrega, agendar a coleta, acompanhar e rastrear o pedido, ter em mãos a cotação em diversas transportadoras e integrar tudo isso ao seu marketplace para oferecer como opções de frete para os consumidores finais, dando também mais liberdade de escolha.
É preciso preparar meu marketplace com tanta antecedência?
Existe uma série de pontos a organizar para garantir o melhor desempenho da sua empresa na Black Friday, mas você deve se atentar principalmente a dois: Estoque e Logística.
Quanto ao estoque, também é preciso estratégia. Ou seja, aumente seu estoque com base nos seus produtos mais vendidos e no histórico de vendas da Black Friday dos últimos anos. Você também pode aproveitar a data para vender os produtos que estão parados no seu estoque.
Quanto à logística, o potencial é grande. Eventos como a Black Friday costumam levar muitos clientes novos às marketplaces. E para garantir que os clientes continuem voltando ao longo do ano, uma boa primeira impressão é essencial. Isso requer não só um bom atendimento, mas também que ele receba o produto no prazo combinado, em bom estado, que tenha uma boa experiência no atendimento em caso de necessidade de trocas, além, claro, de um valor de frete competitivo para que você se destaque dos concorrentes e ainda possa ganhar com a venda de um maior número de produtos num mesmo pedido, por exemplo.
No entanto é preciso planejamento para que ambos os pontos sejam plenamente atendidos.
É preciso antecedência para formar seu estoque, inclusive considerando a disponibilidade do seu fornecedor, e também para atualizar e cadastrar todos os produtos, variações, possíveis combinações, promoções, transportadoras disponíveis, qual será o fluxo para escoamento se determinada demanda ocorrer, quais as melhores opções de transporte dependendo de qual a região que o comprador solicita a entrega, aprovação pelos diretores e gerentes para contratação de sistemas específicos, implementação do sistema e treinamentos, divulgação e muito mais.
Por todos esses motivos, sim. É necessário fazer esse planejamento com muita antecedência.
Contar com uma equipe experiente e um sistema especializado, no entanto, pode te ajudar a acelerar o processo e criar um projeto adequado para a sua empresa e seus objetivos. É por isso que o Simfrete e a equipe da Simkorp são a parceria ideal para a sua Black Friday ser um sucesso.
Quer conhecer mais do sistema Simfrete? Entre em contato e fale com nosso departamento comercial.