A Black Friday é um excelente momento para trazer mais movimento para a sua empresa, mas ela precisa ser bem planejada e com antecedência. Por isso, apesar de estarmos ainda em agosto, agora é momento de você preparar sua empresa para esse mega evento no final de novembro.
Para te ajudar a faturar mais quando a última sexta-feira chegar, separamos 5 dicas práticas que você deve tomar desde já:
1. Estratégia de descontos
Não basta saber o valor do produto e a margem de lucro, é preciso saber também quanto você gasta para enviar este produto. Pode parecer bobagem, mas os custos de frete e uma má gestão podem facilmente devorar os lucros esperados - especialmente se na estratégia de descontos você estiver pensando em oferecer frete grátis.
A solução, no entanto, existe: o planejamento e conhecimento da sua conta frete. Com uma ferramenta de auditoria de fretes - como o Simfrete - é possível cadastrar tabelas de diferentes transportadores e realizar cotações, oferecendo diversas opções ao seu cliente ou, ainda, estimando com precisão o valor de frete e incluindo-o no valor do produto para estimar os melhores descontos possíveis e não perder com isso.
2. Comunicação
É preciso uma boa estratégia de marketing com o cliente para que ele saiba que a sua loja terá produtos e serviços em promoção.
No entanto, se engana quem pensa que a comunicação é só para esse momento inicial. Ela é muito importante também durante o processo até o momento de entrega dos produtos. Uma boa comunicação durante o processo de entrega, além de ser uma boa prática, causa uma ótima impressão e fideliza o cliente.
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3. Prepare-se para o aumento de vendas
O intuito da Black Friday é aumentar as vendas, certo? Mas, como tudo que vimos até aqui, é preciso que você prepare sua empresa para atender esse aumento.
Verifique se sua equipe tem o tamanho e os meios necessários para realizar o atendimento com o maior fluxo, se seu estoque está adequado, se seu site está preparado para o aumento de tráfego, se o seu processo de distribuição está otimizado e se, claro, seus processos administrativos e financeiros estão prontos para esta demanda.
4. Pense além dos descontos
Você pode aproveitar esse período para oferecer outros serviços e produtos da sua empresa e também para aumentar a sua base de contatos. É uma maneira de beneficiar o seu negócio ao longo do ano, com estratégias em paralelo aos descontos.
Além disso, estruturar a sua empresa para manter o bom atendimento e profissionalismo durante esse momento pode servir como propulsor para gerar engajamento com a marca e fidelização dos clientes.
5. Experiência do cliente
Esse é um dos pontos principais para quem trabalha com venda de produtos e serviços. Afinal, todos queremos consumir não só produtos/serviços que resolvam nossos problemas, mas que façam isso de maneira bem feita e ainda proporcionem bem-estar e tranquilidade.
Quando o cliente chega até você, a experiência dele começa no momento em que acessa seu site ou redes sociais e só termina quando recebe o produto. Durante todo esse percurso, a sua empresa é a responsável pela experiência.
Por isso, esteja atento ao atendimento ao cliente, à usabilidade e design de experiência do seu site e redes sociais, à facilidade de comunicação e atendimento em necessidade de trocas ou para resolver problemas, e, claro, invista numa estratégia de frete que promova uma ótima experiência.
Depois que o produto é escolhido, começa a “jornada de ansiedade” - como mencionado antes - em que o comprador procura pela melhor opção de frete custo-benefício: o menor valor, no menor tempo.
Estar preparado para oferecer simulações precisas e rápidas das opções de frete é um diferencial no momento da experiência de compra, que pode ser reforçado com mensagens de acompanhamento enviadas diretamente para o e-mail do cliente. Dessa forma, a experiência é aprimorada, permitindo que acompanhe cada etapa do processo do produto onde investiu seu dinheiro até que ele chegue em suas mãos.
Se você ainda não tem as soluções em frete mencionadas nesse artigo, precisa conhecer o Simfrete - o sistema de gestão de fretes é a ferramenta ideal para seu e-commerce e distribuidora. Além de além de ter 100% de aderência aos processos da sua empresa, o sistema foi projetado para atender às necessidades relacionadas à logística e promoverá a melhor experiência de usuário tanto para os operadores do sistema quanto para os consumidores finais. Existem módulos específicos para cadastro de produtos e tabelas, regras de negócio, módulo de tracking, de agendamento de coletas, de mensageria e muito mais.
Pronto para revolucionar a sua empresa e faturar muito na Black Friday? Entre em contato com nosso departamento comercial.