Em primeiro lugar, será que seu negócio realmente tem um problema no processo logístico?
Hoje em dia são tantas informações, dados de mercado, tendências, exigências do consumidor, novas ferramentas, que é comum em algum momento pararmos para nos perguntar "Será que meu processo logístico está operando da forma mais eficiente? Ou será que estou a caminho de uma crise?"
Foi para te ajudar a definir isso e tomar as ações necessárias, que preparamos esse blogpost:
A primeira pergunta que você deve se fazer:
Eu consigo identificar rapidamente todos os principais indicadores do meu processo?
Se a resposta for não, é sinal de alerta.
Tomar decisões rápidas é uma necessidade no mercado de hoje, pois o tempo de resposta precisa ser ágil, o consumidor espera isso das empresas - e as empresas não sobrevivem sem um bom relacionamento com o consumidor.
Além disso, existem muitas situações em que, se não for tomada uma ação rápida, pode acarretar em um problema de tamanhas proporções até gerar altíssimos prejuízos para o negócio.
A segunda pergunta a se fazer: eu tenho uma visualização em tempo real e em um único local de toda a operação?
Novamente, se a resposta for não, alerta número 2!
Uma visão fragmentada da operação pode gerar atrasos no tempo de resposta, demora na resolução de problemas, falha na comunicação entre os setores e queda de produtividade.
O monitoramento em tempo real é outra ferramenta imprescindível para melhorar o tempo de resposta e o relacionamento com o cliente e a reduzir perdas e desperdícios, pois torna possível estabelecer medidas preventivas e diluir pontos críticos da cadeia do processo.
A terceira e última pergunta que você deve se fazer é: a sua operação tem etapas bem definidas?
Um problema muito comum que surge nas organizações é não ter um processo com etapas bem definidas. Às vezes se tem "mais ou menos" uma sequência de eventos a ser seguida, mas que nem sempre acontecem dessa maneira, o que dificulta medir a eficiência e garantir o correto procedimento e manuseio das entregas.
É na falta de organização do processo que estão as maiores chances de atrasos, extravios, reclamações de clientes, aberturas de chamados no suporte, entre outros.
Como está sua avaliação até aqui?
Talvez você esteja se perguntando o que fazer para solucionar esses problemas ou porque abordamos todos eles aqui. Bom, vamos às soluções, então:
Para resolver essas questões você pode contar com múltiplas ferramentas - mas isso vai requerer integrações, e ainda mais organização.
Ou, você pode contar com uma única ferramenta que centraliza todas essas soluções, o Simfrete.
Todos os problemas listados acima podem ser solucionados com o módulo principal do sistema Simfrete, o módulo de Gestão de Fretes, que faz desde a estruturação das etapas e processos cotidianos, até disponibilizar dados em uma ferramenta chamada Torre de Controle, em um dashboard de tela única com os principais indicadores definidos pelo gestor para acompanhamento em tempo real.
Dessa forma, você pode configurar e acompanhar todos os processos, gerir com precisão os documentos e etapas de cada entrega, manter alinhada toda a comunicação referente aos pedidos recebidos, acompanhar etapa por etapa, até a entrega final.
Além disso, existem ainda outros módulos para alavancar a sua operação, como os módulos de controle de entregas, com integração com as principais plataformas como uber, shippfy e correios, bem como módulo de gestão de pátios e módulo de mensageria, para melhorar a eficiência no atendimento e fidelização do seu cliente.
Quer saber mais sobre como nosso sistema pode te auxiliar a maximizar a eficiência dos seus processos e consolidar o atendimento ao cliente? Entre em contato com nosso departamento comercial.