Talvez você já tenha ouvido falar na Logística 4.0 ou em Indústria 4.0, que são tendências de automatizar os setores do mercado. Hoje vamos listar aqui 4 conceitos utilizados na logística 4.0 e que também fazem parte do nosso dia a dia e nem nos damos conta:
1. Internet das Coisas
A pesar do nome causar estranheza, é uma tecnologia simples de ser observada, pois a usamos naturalmente no dia a dia. É como é chamado o recurso no qual os aparelhos se conectam através da internet, a fim de receber e enviar dados digitais.
Por exemplo: o celular. Ele se conecta com veículos, eletrodomésticos, drones, etc...
2. Big Data
Produzimos uma quantidade enorme e desordenada de dados todos os dias. O Big Data é o que permite que esse grande volume de dados não estruturados seja analisado de modo simples, relacionando essas informações, e gerando uma visão mais ampla de todo fluxo.
Você vê essa relação de dados, por exemplo, quando pesquisa algo no Google.
3. Cloud computing
A computação em nuvem, como também é conhecida, nada mais é do que a possibilidade de ter todos os dados levados para um ambiente virtual, "na nuvem". Isso aumenta a mobilidade, já que os dados não ficam restritos a um espaço físico e podem ser acessados de qualquer lugar, mas também requerem uma atenção especial quanto à segurança de dados.
Você provavelmente usa cloud computing todos os dias, especialmente se têm configurado o backup automático de fotos e conversas do whatsapp no seu celular, por exemplo. Tanto celulares Android como iOS tem por padrão fazer backup uma vez por dia nos servidores de nuvem das suas fabricantes (Google e Apple).
4. Machine Learning
São recursos que permitem o sistema "aprender" com as interações com o usuário e melhorar suas automações, tornando-se cada vez mais eficiente e adaptado para as necessidades da sua empresa.
Um exemplo comum de machine learning que vemos no nosso dia a dia são os assistentes virtuais, que realizam o atendimento no primeiro momento em muitas situações, resolvendo os problemas mais comuns dos consumidores, reservando os atendimentos humanos para casos realmente complexos, economizando recursos e promovendo melhor atendimento ao cliente.
Mas quais os impactos de aplicar a logística 4.0 no seu negócio?
Redução de perdas
Com acesso aos dados, a tomada de decisões passa a ser mais rápida, o que possibilita reduzir perdas e prejuízos, resolvendo os problemas de maneira mais ágil.
Redução de custos
Consequência direta da redução de perdas, mas também como resultado da automatização e melhor direcionamento dos recursos em todas as etapas do processo.
Além disso, no Simfrete, a redução de custos também se dá em função da auditoria de fretes, parte da ferramenta responsável pela verificação dos pagamentos e cobranças, evitando pagamentos indevidos, divergências entre outros.
Estratégia nos negócios
Com a integração e organização das informações, é possível monitorar todo o fluxo, otimizar o tempo e encontrar novas e melhores estratégias para o seu negócio, que gerem melhores resultados e maior lucro.
Satisfação dos clientes
Automatizando processos e otimizando recursos, além de ocorrer menos erros nos pedidos e fornecer informações mais organizadas e atualizadas para os consumidores, a empresa também passa a ter clareza e recursos para investir onde é mais necessário, como o treinamento de pessoas qualificadas para o atendimento ao cliente - e todos esses fatores contribuem para um cliente mais satisfeito.
O Simfrete é uma ferramenta de logística 4.0 que facilita o dia a dia de mais de 50 empresas hoje, desde varejo nacional até distribuidoras e indústrias multinacionais em diversos setores.
Entre em contato com nosso departamento comercial e saiba como o Simfrete pode transformar a sua empresa com a Logística 4.0.